GIULIA
VoltarBiografia
GIULIA BE é uma artista multi-instrumentista, nascida no Rio de Janeiro, e com pouco mais de 3 anos de carreira profissional. Além de cantar e compor em três línguas (português, inglês e espanhol), a cantora toca piano e violão. Com apenas 23 anos, já foi indicada ao Grammy Latino e é a 5ª artista pop solo feminina com mais ouvintes mensais no Spotify no Brasil e já acumula mais de 1,5 bilhão de streams somados nas plataformas digitais e Youtube. No exterior, já obteve excelentes posições nos charts musicais.
Com uma voz muito marcante, cheia de personalidade e ao mesmo tempo leveza, a artista é mais do que apenas uma cantora em processo de ascensão, sendo a maior revelação do pop desde 2020, graças ao enorme sucesso de diversos singles lançados: “menina solta”, “se essa vida fosse um filme”, “inesquecível”, entre outros.
Seu primeiro single de carreira, “too bad”, fez parte da trilha sonora da novela “O Sétimo Guardião”, da Rede Globo. Além disso, atingiu o #11 do TOP 100 no iTunes nacional e o #6 na playlist Viral Brasil do Spotify. A faixa também foi incluída em mais de 16 playlists “New Music Friday” ao redor do mundo, entrando para o TOP 50 Viral Global do Spotify. Em abril de 2019, a cantora lançava sua segunda faixa de trabalho, “chega”, outro sucesso.
Já o fenômeno “menina solta”, escrito pela própria GIULIA, em pouco mais de 1 ano de lançamento, esteve entre as TOP10 das mais ouvidas do Brasil, atualmente com mais de 197 milhões de streams no Spotify e atingiu #1 nos charts de Portugal e virais em diversos outros países. Só no YouTube, são mais de 214 milhões de views no videoclipe.
Em Portugal, ela ocupou o primeiro lugar nos charts de airplay do país, recebendo certificado de platina tripla. Esteve na 3ª posição no iTunes, 7ª posição no Top 200 do Spotify português e na Apple Music, 8º lugar na Deezer e 18º no Shazam lusitano. Todo esse sucesso veio impulsionado pela apresentação de GIULIA no Palco Sunset do Rock in Rio, onde fez uma participação especial no show do cantor Projota.
Um verdadeiro smash hit, a canção ganhou dezenas de versões cover feitas por fãs e publicados tanto no YouTube quanto no Instagram, foi tema de desafios de maquiagem, além de ter sido recomendada por diversos influenciadores e celebridades em suas redes sociais.
GIULIA iniciou o ano de 2020 com o lançamento de “chiquita suelta”, versão em espanhol do hit mirando os mercados da América Latina, Portugal e Espanha. O single galgou posições no airplay da Billboard Mexicana, figurando entre as músicas mais tocadas do país, alcançando o 23º lugar.
Depois, no mesmo ano, lançou o primeiro EP da carreira, “solta”, cuja versão deluxe já ultrapassou a marca de 480 milhões de streams nas plataformas digitais e recebeu certificado de platina no país. A versão deluxe traz sucessos como “eu me amo mais” e “plan b”.
Outro grande sucesso foi o single “se essa vida fosse um filme”, que conta com mais de 150 milhões de streams, somando plataformas e YouTube. A música também já foi usada em 1 milhão de vídeos no TikTok. Tal feito colocou a música em #26 no ranking global de músicas mais utilizadas na plataforma, e em #1 no Brasil. Além disto, foi #8 no Reels Global e atualmente é a única brasileira na lista global do top 10.
Seu primeiro feat da carreira, com o cantor Luan Santana, “inesquecível” já ultrapassou a marca de 130 milhões de streams de áudio e vídeo. Em Portugal, a faixa conquistou o primeiro lugar no iTunes, e o 2º no Spotify. A versão em espanhol, “inolvidable”, lançada com foco no mercado internacional, já ultrapassou os 12 milhões de streams (áudio e vídeo), chegando a figurar no Spotify grego, em 28º lugar, e chegou a #17 na Billboard México.
Dando início a uma nova fase da carreira em 2021, a artista multiplatinada divulgou os singles “LOKKO” e “pessoa certa hora errada” que somados já acumulam quase 30 milhões de visualizações no Youtube. Lançado em setembro, “pessoa certa hora errada” recebeu o certificado de platina no Brasil pelas mais de 80 mil cópias vendidas. Em Portugal, a música ficou mais de 400 dias no TOP das mais executadas e a artista entrou no ranking dos dez artistas mais vistos no ano no Youtube do país europeu.
Além disso, ainda em 2021, para encerrar o ano, Giulia lançou “show”, uma música que reflete sobre os ataques que as mulheres vivem na indústria do entretenimento.
Já em 2022, GIULIA abriu o ano com o single “2 PALABRAS”, em espanhol, contando uma história de amor melancólica, com muita sensualidade em cenas envolventes e com várias versões da cantora. Para celebrar este trabalho, GIULIA estreou como capa na Galore Magazine, uma revista americana de suma importância, em fevereiro. Em uma festa “unveiling” da publicação, em Miami, foi revelado, em primeira mão para os convidados, o clipe, que conta com a participação do ator Rômulo Arantes Neto, como o casal protagonista.
Em maio, o primeiro single em português do ano veio com “FBI”, voltando às canções mais divertidas, narrando com bom humor e inteligência situações reais e que causam identificação com o público e são uma das marcas da carreira da cantora, além de trazer temas como gaslighting. O videoclipe, que traz Giulia em uma festa “exótica” em um prédio antigo, enquanto busca encontrar o homem que a traiu, foi comandado por Giovanni Bianco, que já atuou frente a produções audiovisuais de Madonna, Ivete Sangalo, Anitta e Ludmilla.
No segundo semestre, foi lançado “desficava”, faixa inédita acompanhada de videoclipe. Na composição, “destirava”, “desbeijava” e “desficava” são ações e sentimentos que ganharam uma denominação no jogo de palavras criado pela cantora. Quem nunca quis voltar no passado para “desficar” com alguém? Assim como na letra da música, no clipe, GIULIA tenta criar essa alternativa de refazer o passado. Em um cenário distópico, após receber uma mensagem secreta, a personagem interpretada pela cantora recebe a missão de construir sua própria máquina do tempo, na companhia de seu robô.
Na atmosfera dessa viagem no tempo e a relação com ele e o amor, foi anunciado o lançamento do primeiro álbum de estúdio de GIULIA BE, intitulado “DISCO VOADOR”, e que aterrissou no dia 22 de novembro. O projeto traz estética alienígena, interplanetária e com diversas referências à numerologia e aos astros. É um álbum que foi produzido por mais de 1 ano, entre SP, RJ e LA, com autoria e produção de Giulia, junto de seu irmão mais velho Danyel Marinho e seu produtor desde “menina solta”, Paul Ralphes.
A temática bebe de influências do Tropicalismo, com referências internacionais, como disco dos anos 1970, resignificadas de um jeito brasileiro, em uma versão moderna, com a essência da cantora. Assim como “Não Identificado”, primeira faixa do disco Gal Costa (1968), música que foi a inspiração de Giulia ao nomear esse projeto, traz referências futuristas e espaciais nas produções e nas letras.
Em seu repertório, o álbum é dividido em partes, como os discos de vinil. No “LADO A-LIEN”, o público é apresentado às músicas vibrantes, que se conectam com atmosferas marcianas, em uma melodia mais disco club. Em seguida, o “LADO B-E” traz composições que representam um lado humano, mais sensível e pessoal da cantora, com os títulos das faixas em letra minúscula. Por último, o “MULTIVERSO” chega como um lado extra, das músicas em espanhol e inglês, que representam mais uma faceta da artista, com toda sua versatilidade e talento, e trazem destaque nas faixas “pSi Lo saBE”, inédita em espanhol, e a aguardada “matching tattoo”.
Todas as faixas do álbum acompanham visualizers que aterrissam no canal da cantora no Youtube junto ao lançamento nas plataformas digitais. Os vídeos cheios de tecnologia acompanham a história de um avatar em 3D da cantora, que viaja no universo das músicas através do ‘DISCO VOADOR’, detalhando as atmosferas que se conectam através da sequência da tracklist. No Spotify, o disco já acumula 74 milhões de reproduções.
2022 também marcou a estreia de GIULIA como atriz, atuando como protagonista do filme “Depois do Universo”, da Netflix. Para o longa, a artista ainda se dublou para a versão em inglês, e também escreveu duas músicas – em português e em inglês – para a trilha sonora do filme. Em um sucesso global, o título acumulou cinco semanas seguidas no Top 10 de filmes mais assistidos mundialmente na Netflix, chegando à 5ª posição.
Já a música-tema homônima, chegou ao Top 50 Brasil do Spotify e a 53ª posição no Viral Songs Global da plataforma. Com pouco mais de um mês de lançamento e reafirmando seu sucesso nacional, a faixa também entrou no Top 10 de Letras de Músicas mais procuradas no Google em 2022, de acordo com a lista “As Buscas do Ano”, divulgada pela plataforma.
No início de 2023 a cantora assinou um contrato internacional com a label Roc Nation, administrada por Jay-Z e responsável por gerir carreiras de outros importantes artistas como Rihanna e Alicia Keys.
Sem dúvidas este é apenas o início de uma linda história dentro da música que a artista vem construindo ao longo dos últimos anos. Sempre atenta e inserida das novidades do universo artístico/musical, com sua inquietude e vontade de mostrar ao público o melhor que se pode fazer, a artista promete um 2023 ainda mais cheio de trabalho e muitas novidades para seus fãs, que vem crescendo cada vez mais, não só no Brasil, como também em diversos outros países.