Filipe Toledo

Voltar

Biografia

Natural de Ubatuba, São Paulo, Filipe Toledo, aos 27 anos, é o melhor surfista do mundo, atual campeão mundial em 2022.

4º brasileiro na história do surf a conquistar um título mundial, Filipinho, desde os 16 anos competindo na elite do surf, já se destacava com premiações nas categorias de acesso, onde colecionou títulos como o ISA World Junior, disputado no Peru, e o Pro Junior US Open, nos Estados Unidos, além de logo ocupar seu lugar na seleta Brazilian Storm, apelido dado à geração brasileira mais vitoriosa de todos os tempos no surf.

Sua relação com o esporte começou bem cedo, antes mesmo de aprender a andar. Isso porque o amor pelo surf é uma herança familiar. Seu pai, Ricardo Toledo, foi tricampeão brasileiro (1985, 1991 e 1995). E seu irmão mais velho, Matheus Toledo, também carrega o dna do surf e chegou a ser campeão paulista em 2010.

Com a energia do surf pulsando em seu corpo, Filipe se destaca desde quando estava nas categorias de base, época em que venceu o ISA World Junior, em 2011, disputado no Peru, quando tinha apenas 16 anos. Na mesma temporada, superou John John Florence, Conner Coffin e Kolohe Andino para garantir o título do Pro Junior do US Open, maior campeonato de surf que a categoria disputava mundialmente.

Ao longo de sua jornada da WLS (Liga Mundial de Surfe, sigla em inglês), Toledo venceu etapas importantes na sua carreira, como a de Bells Beach, um dos locais mais tradicionais e importantes da história do surf, em Abril de 2022, ao derrotar o australiano Callum Robson e conquistar o título inédito em sua carreira. Em junho deste ano, Filipinho conseguiu o tetracampeonato da etapa de Saquarema, sendo carinhosamente intitulado de “Rei do Rio”, já que costuma dominar quando surfa em sua terra natal. Além desse, a parede de troféus do surfista inclui a sexta etapa do Mundial, que aconteceu em Jeffrey’s Bay na África do Sul, em 2017, quando completou a inesquecível manobra com dois aéreos em uma só onda, garantindo uma nota 10 unânime. Essa não seria a última vez em que o ubatubense aplicaria essa manobra. Na disputa da semifinal da penúltima temporada contra Ítalo Ferreira, que aconteceu em Trestles, na Califórnia, Toledo mandou novamente dois aéreos na mesma onda, derrotando seu compatriota por 15.83 (8.50 + 7.47) a 12.44 (7.27 + 5.17) e garantindo vaga na grande final. Contra o brasileiro também, neste ano, novamente nas águas de Trestles, na Califórnia, Filipe Toledo conquistou o título inédito de campeão mundial, vencendo as duas baterias iniciais, da melhor de três, sem dar chances a Ítalo, fazendo a melhor temporada da sua vida. Filipinho possui 12 etapas vencidas em sua carreira.

EMPREENDEDOR E DISSEMINADOR DA CULTURA DO SURF

Empreendedor e pai de dois filhos, Filipe transcende o surf fortalecendo a cultura do esporte, apoiando a educação e inspirando as próximas gerações, além de movimentar o mercado. Prestigiado por mais de 1 milhão de seguidores no instagram, ele viu a oportunidade de construir projetos para a população da sua cidade natal. O ídolo brasileiro é fundador da sua própria escola de surf, a Filipe Toledo Surf School, fundada em 2020, que busca ajudar atletas da categoria de base, na Praia Grande. “Foram anos muito bons da minha infância ali. Brinquei e surfei muito na Praia Grande e agora estou dando mais uma retribuição à cidade que tenho muito amor. É um reconhecimento pelo que me tornei”, conta o atleta.

Com o intuito de apoiar novos talentos para as próximas gerações, a escola conta com instrutores renomados no mundo do surf, como Willian Muniz, juiz da modalidade desde 2005, e do atleta Tamae Battero. “São profissionais dedicados, que conhecem e vivem o surf diariamente e poderão ensinar e aperfeiçoar as técnicas muito bem”, ressaltou.

Fora das águas o atleta também tem a sua própria loja de surf, a Filipe Toledo Surf Store, inaugurada em 2020 e que está localizada em sua cidade natal, trabalha com marcas que já são suas parceiras, como Hurley e Oakley. Inclusive, algumas peças são desenhadas pelo próprio Filipe. A loja reforça ainda mais o vínculo do surfista com a cidade em que se desenvolveu e fez toda a sua base.

Filipinho também é padrinho do Projeto Namaskar, que oferece educação através de oficinas e cursos, com acompanhamento social, psicológico, cuidados com a saúde e serviços de fortalecimento de vínculos familiares e comunitários. O Namaskar conta com oficinas de futebol, yoga, ballet, surfe, teatro musical, violão, bateria, teclado, saxofone, inglês e etc. O projeto atende mais de 410 crianças e adolescentes, e fica localizado na região de Ubatuba. Eventualmente o surfista marca presença por lá com a garotada!

INCENTIVADOR DA NOVA GERAÇÃO

Com o objetivo de fomentar e dar oportunidade à nova geração do surf brasileiro, o surfista promove a Filipe Toledos Kid’s On Fire, campeonato voltado à atletas das categorias de base, masculina e feminina, que tenham entre 12 e 16 anos. A competição é desenvolvida através de sua loja, Felipe Toledo Surf Store, e proporciona o intercâmbio entre atletas de Ubatuba e demais regiões.

Ao todo, foram três etapas. Com início em setembro de 2021 e término em janeiro deste ano, todas as disputas aconteceram na Praia Grande, em Ubatuba, lugar onde o ídolo e inspiração da nova geração aprendeu a surfar. Após o sucesso da primeira, a segunda edição do “Filipe Toledo Kid’s On Fire”, teve a sua primeira etapa realizada nos dias 9 e 10 de setembro, e foi programada para acontecer junto a janela do WSL Finals deste ano, que terminou com o sonhado título do Filipe. A segunda etapa deve acontecer no mês de novembro e a última etapa, em janeiro de 2023. Neste ano, o campeonato está ainda mais forte com a chegada de novos apoiadores e também com a entrada da Hurley como parceira do evento. “Retribuir para o esporte tudo o que ele vem me proporcionando e agradeço a Deus por ter essa oportunidade de apoiar as futuras gerações”, explica Filipe.

Além disso, em breve, o surfista irá anunciar a chegada do IFT77 (Instituto Filipe Toledo), um projeto dos sonhos do surfista que está quase pronto para ser apresentado ao mundo do surf.

O CARA MAIS FAMÍLIA DO TOUR

Acima de tudo, Filipinho valoriza estar próximo de sua esposa, Ananda Marçal, e de seus dois filhos. Afinal, ele é ‘o cara mais família do tour’. “Família é algo muito importante para mim. O mais importante. Amo estar perto deles, me sinto confortável, completo. Sempre que dá a gente procura viajar em família. Eu gosto. Porque é quando estou confortável e quando os resultados vêm”, exaltou.

Inclusive, depois da paternidade, ele se vê ainda mais maduro. “Tudo que fazemos hoje em dia é pelos nossos filhos, nossa família. Então, sempre dou meu melhor, sempre vou em busca do meu objetivo, para servir de exemplo para eles.  Os meus filhos vieram para poder me amadurecer, me mostrar qual é realmente o sentido da vida, que não só de vitórias e troféus vive um homem. Muitas das vezes, a maior vitória para mim é voltar para casa, estar com meus filhos, brincar e aproveitar esses momentos que estão nas pequenas coisas”, conclui.

PRINCIPAIS TÍTULOS

  • 2011 Campeão mundial sub-16 World Junior; campeão Sul-Americano Junior; Campeão US Open Pro Junior
  • 2015, 2018, 2019 e 2022 – Tetracampeão Oi Rio Pro no Brasil
  • 2018 3º colocado do Circuito Mundial
  • 2019 4º colocado do Circuito Mundial
  • 2021 2º colocado do Circuito Mundial
  • 2022 Campeão da etapa de Bells Beach na Austrália
  • 12 títulos em etapas do WCT
  • 2022 Campeão mundial