Xamuel

Voltar

Do universo das batalhas de rima à ascensão como músico, jovem gaúcho de 17 anos se tornou um fenômeno com 2 milhões de seguidores no Instagram e 3 milhões no TikTok

Rick Samuel Mendes Duarte, conhecido popularmente como Xamuel, nasceu em 18 de dezembro de 2005 em Viamão, na região metropolitana de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. O jovem foi conectado à música desde cedo pela família, em especial sua mãe, que sempre escutava em casa artistas do rap como os Racionais.

Xamuel, chamado de “Xamu” por seus fãs, entrou no mundo de batalhas de rima aos 11 anos de idade, quando começou a participar de competições regionais. Nesse período, o jovem vendia sacos de lixo com o pai e o irmão mais velho, o também MC Dubaile, para conseguir pagar o valor do transporte público que usava para ir às batalhas. Em pouquíssimo tempo, venceu sua primeira disputa e então começou a conquistar seu destaque no cenário, com estilo de rima rápida e sagaz.

Com 13 anos, após diversas seletivas, Xamuel pôde participar do Rap in Cena, maior festival de cultura hip hop do Brasil, no qual venceu uma batalha de rima. Diante de um público de mais de 10 mil pessoas, Xamuel foi consagrado campeão, em um dos momentos mais marcantes de sua trajetória nas rimas, e que o fez conquistar ainda mais espaços e visibilidade. Com 15 anos, o jovem passou a viajar pelo país para participar de competições em diferentes estados.

Em 2021, Xamuel se juntou a uma das maiores competições de rimas do país, liderada pela organização Batalha da Aldeia (BDA), coletivo cultural que organiza eventos do tipo em todo o Brasil. Outras batalhas mais importantes das quais fez parte são a Batalha do Ana Rosa, Zil, Forte, Coliseu e Batalha do Norte.

Em 2022, diante da ascensão do TikTok com seus inúmeros nichos de usuários com interesses diversos, Xamuel começou a trabalhar na divulgação de trechos de seus duelos em seu perfil, algo que não era totalmente explorado na época na plataforma. O artista costuma separar seus próprios cortes de batalhas para publicação. Os conteúdos o fizeram alcançar um público ainda maior, com a viralização de diversas postagens e com mais pessoas apostando na divulgação de suas batalhas. 

No evento de comemoração aos 7 anos da Batalha da Aldeia, que aconteceu em julho deste ano, Xamuel viralizou novamente, desta vez com o corte de sua batalha contra Winnit. Com uma repercussão estrondosa, diversos vídeos do momento ultrapassaram 1 milhão de curtidas no TikTok. A rima viral se transformou em música: seu single de estreia, “Alguém Conseguiu Entender?”, lançado em setembro em parceria com Dubaile e os produtores Caio Passos e Pedro Lotto. Em menos de um mês após ser lançado, o videoclipe da canção alcançou mais de 1,5 milhão de visualizações no YouTube.

Hoje com quase 2 milhões de seguidores no Instagram e 3 milhões no TikTok, Xamuel é o MC mais seguido na plataforma de vídeos, tendo construído uma base de fãs fiel que o acompanha em todas as batalhas e eventos em que marca presença, e com um engajamento surpreendente nas suas publicações. Nas horas vagas, Xamuel dedica seu tempo a interagir com seus seguidores.

O artista sempre deixa evidente o papel que o rap exerce para a sociedade, na abordagem de temas do cotidiano da periferia, a importância da aceitação, a resistência contra as injustiças sociais e a conscientização coletiva. Visualmente, o gaúcho concebeu seu próprio estilo de roupas, com referências no streetwear e reforçando sua autoexpressão através da moda agênera.

Atendimento à imprensa

Melina Tavares Comunicação

(11) 3554-6280

Juan Cuela / juan@melinatavares.com.br 

Priscilla Millan / priscilla@melinatavares.com.br

Melina Tavares / melina@melinatavares.com.br